sexta-feira, 2 de março de 2012

Os Sinais da mentira - Eliana dá um show



Os sinais da mentira!
Bom, a mentira pode ser definida basicamente como o ato de enganar alguém deliberadamente, sem antes informá-lo de tal intenção.
Já ouviram falar em mentiras sociais? Pois bem, mentiras sociais são aquelas mentirinhas do dia a dia, nos encontros e desencontros entre as pessoas. Por exemplo, as pessoas podem mentir quando em um jantar é servido um prato do qual não gostam. Assim, para nao ser desagradável, muitos dizem à dona da casa que a comida é ótima, mas que estão de dieta. Ou quando uma mulher pergunta se está gorda e você responde que não, para não ser desagradável. Ou um casal prestes a se separar, mas que em publico se comportam como se estivesse tudo bem.
Esses 3 exemplos são exemplos de mentira social. Elas não são danosas e nem prejudiciais. São mentirinhas socias.
Por outro lado, a mentira, às vezes pode ser danosa, perigosa e até mesmo prejudicial para os envolvidos. É facil imaginar situações onde a mentira gera implicações graves e, portanto, é necessário identificá-la o mais rápido possivel. Essas situações são muito diferentes daquelas que envolvem a mentira social.
Por exemplo: Um juiz ao dar um veredicto de um processo deve estar atento aos sinais de indicadores de mentira, para proceder com justiça; Um professor que, por diversas vezes, vê o aluno comparecer machucado às aulas, poderá aceitar ou não, a desculpa de que está sempre caindo, deixando de perceber a situação de violência doméstica; Um relacionamento afetivo-sexual, quando uma das partes percebe que a outra está escondendo algo sério ( como traição ou desvio de posses do casal ), o que leva a uma quebra de confiança, que muitas vezes implica na impossibilidade de continuar um relacionamento.
Para decidirmos se uma mentira é inofensiva (mentira social), devemos nos perguntar como o nosso interlocutor se sentiria se descobrisse que mentimos. Se pensarmos que o interlocutor interpretaria a mentira como quebra de confiança ou tentativa de tirar vantagem, significa que de inocente a mentira não tem nada. Isto quer dizer, provavelmente, que essa mentira é grave, talvez até mesmo prejudicial. Obviamente que isto não é válido para convenções sociais e gentilezas (mentiras sociais – sem consequência danosa).
Psicólogos clínicos têm empregado tradicionalmente, sonhos, associações livres, esquecimentos, atos falhos e contradições para descobrir problemas que os clientes ocultam no setting terapeutico.
Outras situações em que o psicólogo é exigido em relação ao seu julgamento: Ao avvaliar um detento para elaboração de uma avaliação de soltura, o psicólogo deverá ter habilidade para detectar a mentira, pois será um dos responsáveis pelo seu ajustamento à sociedade; Ao fornecer um laudo de guarda de filhos para um juiz, ao lidar com crianças e os seus respectivos familiares ou ao selecionar um funcionário para uma empresa, o psicólogo deve estar atento à possibilidade de dissimulação.
Não sei se vocês perceberam, mas detectar uma mentira, pode muitas vezes, te poupar de muita dor de cabeça e pessimas experiências.
Mentimos mais facilmente com as palavras do que com os gestos, posturas e expressões facias. Muitas vezes a pessoa que está mentindo acaba dando mais importância ao que é falado, do que com as expressões corporais. Isso faz com que elas entrem em contradição. Ao mentir, as pessoas tendem a executar um maior número de movimentos e mudanças de postura.
Vou colocar aqui, algumas dicas de como perceber a analisar pistas faciais. São elas:
Timing: As expressões verdadeiras são muito rápidas, enquanto as falsas tendem a permanecer mais tempo na face.
Localização: Refere-se à sincronia das expressões faciais com as palavras e movimentos do corpo. Na mentira, a expressão da emoção aparece segundos depois do pronunciamento das palavras
Piscar: As piscadas tendem a aumentar (frenquência e tempo de duração) quando existe conflito entre o que se pensa e o que se fala.
Expressões Assimétricas: As expressões verdadeiras são simétricas, as falsas são assimétricas.
Sorriso Falso: Utilizado para tentar encobrir uma emoção negativa. Este sorriso é assimétrico, há mistura de emoções na face, aparece e some do rosto de repente e é exagerado, com alterações de intensidade.
Fuga do olhar: O bom mentiroso é capaz de sustentar o olhar durante a dissimulação, mas esta pode ocorrer quando ele precisa responder perguntas capciosas ou quando for pego de surpresa.
Referencia: What the face reveals. Oxford: Oxford University Press, 2005
Existem muitas outras formas de pistas não verbais para se analisar uma mentira, mas para esse post acho que já ta de bom tamanho. Se vocês gostarem do assunto colocarei mais coisas em um futuro post.
Embora a identificação da mentira por meio de pistas não verbais seja algo difícil de realizar, se aprendermos a analisar os sinais da mentira, é possível aumentar nossas chances de identificar corretamente quando alguém está mentindo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário