quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Empresas Doentes


Mas como pessoas com transtorno de personalidade dissocial conseguem ir tão longe na carreira e com tanto sucesso profissional? É claro que os organogramas e a forma como as empresas estão estruturadas colaboram para que indivíduos com comportamento egocêntrico alcancem cargos de chefia. Babiak vê um motivo para o êxito de algumas personalidades dissociais nas estruturas intrincadas de muitas corporações. Em algumas delas, que crescem rapidamente e adotam constantes mudanças de funcionários, as intrigas são dissimuladas por muito tempo. E uma hora vêm à tona. Psicólogos organizacionais advertem para o fato de que as próprias empresas podem abrigar uma estrutura doente e atrair funcionários com qualidades semelhantes. Nesse contexto, aliás, Hermann Speckmann, da Associação Nacional Especial de Trabalho Social Empresarial da Alemanha, fala de uma autêntica patologia organizacional. "Empresas doentes tendem a empregar pessoas que combinem com sua estrutura e exigem delas o mesmo tipo de personalidade. Assim, reforça-se o estilo inescrupuloso corporativo."


Como constata Michel Frese, filosofias empresariais que não se guiam dessa forma enfrentam igual dilema. Hoje, muitos especialistas preferem uma estrutura administrativa baseada na confiança, onde não haja vigilância rígida sobre os funcionários. E, assim, estimulam um ambiente profissional com maior liberdade. "É um cenário positivo, claro. Mas é exatamente dessas estruturas que personalidades dissociais costumam se aproveitar."


Já que na vida profissional atual valores como força, capacidade de persuasão e controle das emoções estão em alta, à primeira vista as características desses indivíduos são uma vantagem. "A capacidade de exercer poder é entendida como algo positivo pelos executivos", segundo Frese. "Carisma é um conceito relacionado aos valores de uma sociedade. Se alguém os incorpora ou finge incorporá-los, somos facilmente atraídos." É fundamental, portanto, analisar de forma crítica o que pode estar por trás de um belo e eficiente currículo. A presença de psicólogos nas empresas pode ser um diferencial.


Isso não conseguimos detectar em pesquisas de melhores empresas para se trabalhar, pois ao atrairem seus semelhantes essa empres criam habitat propício para a satisfação dos mesmos principalmente quando estas s dizem preocupadas com a integração da vida pessoal a empresa. Na realidade tornam-se um verdadeiro furacão para as famílias, pois ao se intrometerem em assuntos pessoais fortalecem no sociopata, sua característica de destruição em busca do prazer e as consequencia recai sobre os menbros da família , principalmente quando há a interferência direta deles nos problemas extra-empresa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário