quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

SOCIOPATIA – A DOENÇA DA MALDADE


SOCIOPATIA – A DOENÇA DA MALDADE

Atitudes impulsivas e incontroláveis; Frieza, Insensibilidade com relação às outras pessoas; Ausência de valores morais; Desobediência persistente; Crueldade com animais; Destruição de propriedades; Comportamento desafiador; Agressividade; Desrespeito às normas e regras; Mentiras; Mudanças súbitas de temperamento; Furtos; Teatralidade, Manipulação Social, Fugas de Casa quando criança, Cabula aulas…
Estamos falando aqui da sociopatia, popularmente conhecida como a doença da maldade. A sociopatia é um Transtorno de Conduta, onde o portador não aprende com a punição, pois tem déficit na capacidade de sentir emoções.
Para se diagnosticar a sociopatia é preciso observar sintomas que envolvem padrão de comportamento repetitivo e persistente manifestado pela presença de no mínimo três dos critérios nos últimos 12 meses, ou de um critério que se apresente nos últimos 06 meses.
Desde pequenos, os sociopatas manifestam tendências e comportamentos que são altamente indicativos de como serão quando adultos. Sua atitude ao reconhecer que seu comportamento não é aceito pela sociedade, é escondê-lo, sem contudo exterminá-lo.
Não existe cura nem tratamento para a sociopatia. Todos os especialistas são unânimes em reconhecer que é praticamente impossível tratar um sociopata, pois ele não tem ansiedade, é totalmente imune à punição e sua moral ética é totalmente distorcida. Os sociopatas violentos precisam ser trancafiados para o resto da vida no manicômio judiciário, para que a sociedade seja preservada de seus atos.
Mas, há aqueles que apresentam determinado conjunto de sintomas e não são sociopatas. São pessoas que apresentam outros desajustes ou dificuldades de relacionamento.
Todo cuidado se faz necessário. É preciso um diagnóstico criterioso realizado por profissional capacitado, evitando-se com isto rotulações prematuras e distorcidas.

2 comentários:

  1. Realmente não creio que uma psicologa (psicologa pediatra talvez?) vai conseguir tratar sozinha, sem o auxílio de um psiquiatra, um paciente com este tipo de transtorno. Crueldade com animais na infancia, indica traços de transtorno psicopata. E não esqueça da família: fuga de casa quando criança pode ser o ambiente familiar, e varios outros no seu texto podem ser falta de uma educação mais enérgica por parte dos pais "modernos" que educam os filhos permitindo que façam DE TUDO. Não tem ansiedade? Imune a punição? Voce devia ler mais livros sobre o assunto, pois o sociopata se preocupa DEMAIS com as aparencias! Geralmente materialista, sofre muito quando um presente lhe é negado (no caso infantil, é claro) ou quando um ente "querido" o ignora.

    ResponderExcluir
  2. Perfeito seu comentario no que diz respeito principalmente ao Sociopata d se preocupar de Demais com as aparecias e geralmente materialista , e isto temos que ter cuidado na Criação de Nossos filhos , não adianta jogar a criança em um psicologo , temos que participara e entender.

    ResponderExcluir